É o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundaçôes de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam engenheiros civis e arquitetura em colaboração com técnicos de outras disciplinas.
É a coordenação eficaz e eficiente de recursos de diferentes tipos, como recursos humanos, materiais, financeiros, políticos, equipamentos, e de esforços necessários para obter-se o produto final desejado. No caso da construção civil, obra construída, atendendo-se a parâmetros preestabelecidos de prazo, custo, qualidade e risco.
É um tipo de investigação do subsolo, bastante utilizado na construção civil, também conhecido como Sondagem à Percussão, que tem como objetivo conhecer o tipo de terreno (argila, areia, rocha e etc.), as camadas que constituem os solos, suas resistências, nível do lençol freático e outras características que permitirão definir e dimensionar o tipo de fundação mais adequado da obra ou até mesmo, decidir pela necessidade de estudos geológicos mais aprofundados.
Se preocupar com o bem estar da sociedade em geral, elaborar projetos que desenvolvem a inclusão social, benefícios para as comunidades entorno dos futuros empreendimentos. Esses projetos acabam por promover a especialização de diversos setores e também contribui para melhoria da qualidade de vida de pessoas carentes.